Conjunto Pneumático:

É formado pelos seguintes dispositivos: Encanamento Geral, Mangueiras, Torneira Angular, Válvula de Controle, Reservatório Auxiliar, Cilindro de Freio, Retentor de Controle de Alívio e Vazio Carregado Automático, Coletor de Pó, Suporte Encanamento.

Mangueiras:

Componente que possui a função em garantir a continuidade do encanamento geral ao longo de todo o trem.

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Torneira:

Componente de acionamento manual destinada a dar passagem ou reter o ar de um circuito.

Encanamento Geral:

Componente que percorre todo o trem com uma tubulação de Ø 1¼”, através do qual são executadas as três funções básicas do sistema de freio: Carregamento, Aplicação e Alívio.

Coletor de Pó:

Componente que protege a válvula contra entrada de pó e é responsável pelo isolamento do encanamento feral com a válvula.

Suporte do Encanamento:

Componente que suporta as partes da válvula além da canalização e possibilita a remoção das partes da válvula sem ser necessário soltar qualquer dos tubos.

Válvula de Serviço:

Componente responsável por todos os comandos do sistema de freio dos vagões, carregamento aplicação, recobrimento e alivio.

Válvula de Emergência:

Componente que controla as aplicações de freio e faz a aplicação de emergência

Reservatório Auxiliar/ Emergência:

Componente responsável pelo armazenamento de ar para aplicação de serviço e emergência.

Cilindro de Freio:

Componente responsável por monitorar o tempo de alívio do sistema de freio do vagão.

Retentores de Alívio:

Componente responsável por monitorar o tempo de alívio do sistema de freio do vagão.

Dispositivo Vazio/Carregado:

Componente que se trata de uma válvula que de acordo com a sua posição, coloca o equipamento para operar os freios atendendo a condição do vagão “vazio” ou “carregado” em relação a frenagem.

Conjunto Mecânico:

O conjunto mecânico do sistema de freio, também chamado de timoneria de freio é composto pelos seguintes componentes: Timoneria de Freio, Ajustador de Folga Automático, Sapata de Freio,
Contra-Sapata, Barra de Compressão, Alavanca Viva, Triangulo de Freio e o Freio Manual.

Ajustador Automático:

Componente responsável por manter constante o curso do cilindro de freio e corrigir a folga entre a sapata e a roda.

Barra de Compressão:

Componente da timoneria que interliga os dois triângulos de freio de um truque através das alavancas de freio

Triângulo de Freio:

Dispositivo da timoneria instalado no truque para transmissão das forças de freio simultaneamente as duas rodas de um rodeiro.

Sapata e Contra-Sapata:

A Contra-Sapata é suporte instalado na ponteira do triangulo que aloja a sapata de freio. A Sapata de Freio recebe a força da timoneria, que é pressionada contra a roda gerando a força de resistência ao
movimento.

Freio Manual:

Componente constituído de um volante, haste, engrenagens, caixa de engrenagens, alavancas, embreagem, quadrante, tranquetas e correntes. O freio manual fica localizado na cabeceira do vagão e utilizado como freio de estacionamento do vagão em pátios.

Fim da Linha!
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Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

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