As obras de arte especiais são obras que pertencem ao conjunto de itens da infraestrutura ferroviária que basicamente se define como Pontes, Viadutos e Túneis. Estas obras são realizadas de modo realizar a transposição da Via Permanente perante rodovias e desníveis do solo (declives íngremes), também se aplica a construção de pontes sempre quando um curso d’água não consegue ser desviado ou suprimido através do processo de drenagem.

Ponte Ferroviária rural sobre o Rio Aquidauana (https://timblindim.wordpress.com/2013/07/30/ponte-ferroviaria-rural-sobre-o-rio-aquidauana/) 

Túnel:

São construções subterrâneas que tem como objetivo transpassar montanhas sem que seja dado uma volta por um caminho mais longo. Neste processo é realizado um furo da construção natural e é implantada no local a ferrovia.

Túnel do Pinheiro Preto, Município de Pinheiro Preto, SC (http://www.estacoesferroviarias.com.br/pr-tronco/tunel-pinheiro.htm)

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Ponte:

Na ferrovia, estas construções são passagens ferroviárias superiores têm por objetivo transpassar fluxos aquáticos sem alterar suas rotas ou características.

Ponte Ferroviária (https://www.urbanarts.com.br/ponte-ferroviaria-97423/p)

Viadutos:

Viadutos são passagens ferroviárias superiores construídas acima de rodovias, se diferenciando desta forma das pontes.

Viaduto Ferroviário em Lavras (http://www.jornaldelavras.com.br/index.php?p=10&tc=4&c=3527&catn=2)

Por fim, quase não existe caminho onde a ferrovia não possa ser construída e por onde a composição ferroviária não possa transitar, onde se tem um buraco pode-se construir pontes ou realizar um aterro, onde há superelevação pode-se realizar cortes, curvas ou túneis, e onde há fluxo de água, pode-se realizar o processo de drenagem.

Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

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Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

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Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

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