Tração Distribuída é uma das modalidades de distribuição de locomotivas (Potência) ao longo do Trem (composição ferroviária).

Locotrol é um sistema da empresa General Electric, vulgo “GE”, que permite o controle remoto de locomotivas sem operador ferroviário embarcado (maquinista). De uma locomotiva Líder o operador ferroviário tem a possibilidade de acelerar e frear locomotivas sem maquinista.

Imagem: Brasil Ferroviário (www.brasilferroviario.com.br)

A comunicação entre as locomotivas pode ser realizada de duas formas:

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  • Rádio;
  • Encanamento Geral.

As vantagens de uso do sistema de tração distribuída com controle remoto são os seguintes:

  • Menor esforço no engate para tração e compressão, pois a tração é realizada em pontos distintos da composição, assim como a frenagem;
  • Menor esforço em curvas, reduzindo a força centrípeta, por ter múltiplos pontos de aceleração.
  • Eficiência na aplicação e recomposição de freios, pois todas as locomotivas iniciam de forma simultânea a aplicação de freios em toda a composição, bem como a recarga para a cobertura.
  • Redução no desgaste de rodas e trilhos
  • Redução de gasto com combustíveis.
  • Eliminação do Helper, reduzindo um funcionário por operação.

Em números, as vantagens acima citadas, geram os seguintes dados:

  • 22% de redução no tempo de parada;
  • 30% de redução de distância de parada;
  • 60% de redução no tempo de recarga dos encanamentos (sistema);

5% a 14% de redução de consumo de combustíveis.

Sistema de Falha Segura:

Quando as locomotivas ficarem fora de alcance do sinal via rádio, conforme supracitado, a comunicação continua via Encanamento Geral (EG). Portanto, ao entrar em túneis a comunicação se mantém via EG, se o EG reduzir sua pressão, logo, há a aplicação de freios e o trem para.

Quando este efeito ocorre, de se encerrar a comunicação entre locomotivas via rádio, e se mantém a comunicação via EG, a locomotiva se manterá no último comando recebido (aceleração, frenagem ou vazio).

A Locomotiva (Líder) verifica as demais locomotivas (Remotas) a cada 20 segundos.

Fim da Linha!
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Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

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