Logística e Operação:

Logística é um ramo da administração que atualmente tem sido estudado como uma ciência individual, de uma forma geral, ela tem como atividade a gestão voltada para o planejamento da armazenagem, circulação e transporte de materiais, distribuição de produtos, entre outros.

Tendo suas origens modernas ligadas a arte da guerra, esta ciência auxilia no estudo de abastecimento de suprimentos, bem como em toda a supply chain (cadeia de suprimentos). No ramo empresarial é essencial para o sucesso ou fracasso de uma empresa, pois como supracitado, faz o gerenciamento do fluxo de produtos, desde os pontos de fornecimento até os pontos de consumo, mas sempre buscando satisfazer a demanda do contratante ao menor custo possível.

O termo operação está ligado ao poder de se efetuar algo ou um conjunto de meios que se combinam para obter-se um resultado. No caso estudado, ele está vinculado a movimentação dos materiais rodantes sobre a via permanente e todas as variáveis que circundam essa movimentação.

Trem da MRS em Operação (Autor Desconhecido)

Matriz de Transportes:

A matriz de transporte é o conjunto dos meios de transporte para cargas e passageiros que um país dispõe no período estudado. No caso estudado, analisaremos o transporte de cargas que utiliza como forma de se expressar na matriz em TKU (TKU é uma unidade física que mede esforço. Pode ser entendida como as toneladas úteis transportadas por quilômetro).

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e a CNT (Confederação Nacional do Transporte) apresentam alguns estudos e gráficos que demonstram a utilização de transportes no cenário brasileiro.

Abaixo segue um gráfico disponibilizado por um estudo da ANTT no ano de 2016.

Matriz de utilização de modais no Brasil (Fonte: ANTT – 2016)

Acessado em: 16/05/2017 (http://www.antt.gov.br/)

Assim como a utilização dos transportes no país pode variar, as cargas transportadas pelo modal ferroviário também podem variar. Conforme o estudo realizado também pela ANTT, as cargas que tem dominado o atual cenário do transporte ferroviário no país são minério de ferro e produções agrícolas, que configuram graneis em geral.

Abaixo segue um segundo gráfico de estudo da ANTT para cargas transportas por vias ferroviárias no Brasil:

Cargas transportadas nas Ferrovias Brasileiras (Fonte: ANTT – 2016)

Acessado em: 16/05/2017 (http://www.antt.gov.br/)

Logística Ferroviária:

O transporte de cargas no Brasil ainda é dominado pelo transporte rodoviário, aquele realizado via caminhões, em contrapartida, a ferrovia apresenta um custo reduzido de transporte ao ser comparado com a rodovia. Diante desta análise, a necessidade atual para a logística no Brasil, é a ampliação do transporte de cargas realizada via ferrovia, fator este que pode reduzir drasticamente o custo logístico ou custo de transporte.

O custo de implantação de uma ferrovia é extremamente elevado em comparação a estradas rodoviárias, porém, em longo prazo, e se considerarmos o impacto no PIB, as estradas de ferro apresentam extrema eficácia para o transporte de cargas. Como exemplo disso podemos visualizar que 1 (um) vagão carregado de minério equivale a 3,5 (três e meio) caminhões padrão carregados. Um trem com tradicional da VALE, com 252 (duzentos e cinquenta e dois) vagões, equivale a 882 (oitocentos e oitenta e dois) caminhões.

Logística (Imagem: SkyHub)

Acessado em 03/12/2018 (https://skyhub.com.br/2016/11/22/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-logistica-no-marketplace/)

A contribuição logística que a ferrovia proporciona:

Como citamos anteriormente, a ferrovia, proporciona algumas vantagens se compararmos aos demais modais de transporte como o rodoviário e aéreo. Estas características são extremamente importantes ao se traçar uma rota ferroviária, pois alguns requisitos devem ser considerados, como distância, volume transportado, densidade da carga, valor agregado, sensibilidade, perecibilidade, entre outros.

As vantagens do modal ferroviário são as seguintes:

  • Ecologicamente viável;
  • Alta segurança da carga transportada;
  • Tecnologias eficientes de carga e descarga;
  • Grandes volumes transportados em uma única composição;
  • Menor possibilidade de atraso de entrega (confiabilidade);
  • Custo reduzidos para transporte de carga a granel.

Definindo modais de transporte de cargas:

Rodoviário:

Este modal de transporte se realiza por rodovias, em que os veículos principais de transporte de cargas são os caminhões, carretas e utilitários.

As principais vantagens do modal rodoviário:

  • Devido ao grande número de rodovias do pais, este meio é altamente acessível;
  • Alta oferta devido ao grande número de empresas e autônomos do ramo;
  • Facilidade para flexibilizar as rotas de entrega;
  • Uma menor burocracia documentária;
  • Maior incentivo do governo para obras de infraestrutura.
  • Fácil adaptação para demais modais (intermodalidade e multimodalidade);
  • Maior variabilidade de cargas;
  • Menor especialização de via.

As principais desvantagens do modal rodoviário:

  • Alta taxação de cargas e custos com pedágio;
  • Baixo limite para carregamento;
  • Alto custo para longas distâncias;
  • Pouco ecológico;
  • Maior risco de roubos, furtos e afins.

Quando utilizar o modal?

  • Em curtas distâncias
  • Mercadorias perecíveis (preferência que tenha alto valor agregado).

Veículos Disponíveis:

  • Caminhão;
  • Carreta;
  • Bitrem;
  • Treminhão.

Rodovia (Imagem: Jornal Contábil)

Acessado em: 06/12/2018 (https://www.jornalcontabil.com.br/o-iss-dos-servicos-de-exploracao-de-rodovias/)

Aéreo;

Este modal não necessariamente precisa de uma via terrestre para se realizar, apenas locais para pouso, largada e partida. São realizada através de aeronaves e demais veículos que voam.

As principais vantagens do modal aéreo:

  • Alta independência referente ao relevo (geográfico);
  • Não enfrenta trânsito (apenas para decolagem e pouso);
  • Aeroportos em centros urbanos (facilidade de pouso e decolagem);
  • Tempo de entrega extremamente alto;
  • Alta Segurança;
  • Baixo Seguro de Transporte.

As principais desvantagens do transporte aéreo:

  • Limite relativo de peso em volume (superando apenas o rodoviário);
  • Custo elevado de carga unitária;
  • Necessita de pontos de decolagem e pouso especializados;
  • Geralmente necessita de outro modal para chegar ao destino.

Quando utilizar o modal?

  • Viável com pequeno volume de cargas;
  • Mercadorias perecíveis, de alto valor ou frágeis;
  • Viável para grandes distâncias;
  • Tempo de tráfego programado.

Veículos Disponíveis:

  • Full pax = Exclusivo para passageiros.
  • Full cargo = Exclusivo para cargas (Não Vivas).
  • Combi = Para cargas não vivas e passageiros.

Aerovia (Imagem: Via Fanzine)

Acessado em: 06/12/2018 (http://www.viafanzine.jor.br/site_vf/aerov/embraer.htm)

Aquaviário ou Hidroviário;

Esta modalidade de transporte é realizada sobre as aguas, se utilizando de veículos navais em geral.

As principais vantagens do transporte aquaviário/hidroviário:

  • Transporte em longas distâncias;
  • Transporte em grandes cargas;
  • Ideal para cargas de baixo valor agregado;
  • Frete baixo (quando bem utilizado);
  • Baixo risco de avarias na carga;
  • Baixo custo para carregamento.

As principais desvantagens do transporte aquaviário/hidroviário:

  • Baixíssima Velocidade;
  • Depende de vias próprias (Água);
  • Alta Burocracia;
  • Depende de locais de carga e descarga próprios (Portos);

Quando usar o modal?

  • Grandes volumes de carga;
  • Grandes distâncias a transportar;
  • Trajetos exclusivos (não há vias para outros modais);
  • Tempo de trânsito não é importante;
  • Encontra-se uma redução de custo de frete.

Veículos Disponíveis:

  • Navios para cargas (todos os modelos);
  • Navios de construção especial;
  • Navios para multi cargas:
  • Navios para container:

Hidrovia (Imagem: ILOS (Figura 1))

Acessado em: 06/12/2018 (http://www.ilos.com.br/web/crescimento-do-transporte-aquaviario-no-brasil/)

Dutoviário;

Nesta modalidade de transporte as cargas são adicionadas em tubos (dutos) e enviado do destino até a origem. Ideal para cargas a granel.

As principais vantagens do modal dutoviário são:

  • Grandes distâncias utilizando baixos custos logísticos;
  • Transporta grande volume de cargas;
  • Constância na entrega de cargas.

As principais desvantagens do modal dutoviário são:

  • Alto custo de implantação;
  • Necessidade de licença governamental para aplicação.
  • Trajeto extremamente rígido, assim como o ferroviário;
  • Risco de acidentes com impacto ambiental gigantesco.

Veículos Disponíveis:

  • Dutos (Tubos) em Geral.

Dutoviário (Imagem: Blog do Rocha Seguros)

Acessado em: 06/12/2018 (https://blogdorochaseguros.wordpress.com/2014/05/17/modal-dutoviario/)

 Ferroviário;

A ferrovia basicamente se define como o transporte de cargas e passageiros sendo realizado através de trilhos paralelos.

As principais vantagens do transporte ferroviário:

  • Baixo índice de acidentes;
  • Baixo índice de roubos e furtos;
  • Altamente ecológico;
  • Não existe pedágio
  • Boa capacidade de carga;

As principais desvantagens do transporte ferroviário:

  • Rota extremamente engessada;
  • Alto custo de implantação de infraestrutura;
  • Geralmente depende da intermodalidade;
  • Baixa o investimento estatal em infraestrutura;
  • Grande dificuldade logística para transbordo.

Quando usar o modal?

  • Alto volume de cargas (geral ou granel)
  • Grandes Distâncias (acima de 800km)
  • Trajetos anteriormente delimitados.

Veículos Disponíveis:

  • Locomotivas;
  • Vagões.

Ferrovia (Imagem: Poder360)

Acessado em: 06/12/2018 (https://www.poder360.com.br/economia/ministerio-dos-transportes-publicara-edital-da-ferrovia-norte-sul-em-novembro/)

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