Numa definição direta do conceito, geometria de Via é a posição que cada trilho ocupa no espaço.

A geometria da via tem a função de garantir a segurança no rolamento e na inscrição dos veículos ferroviários nas velocidades projetadas, bem como reduzir o consumo de combustível, desgaste do material rodante e da superestrutura da Via Permanente (VP).

São componentes da geometria de via:

  • Tangentes ou Retas;
  • Curvas;
  • Rampas;
  • Bitola.

A análise e correção da geometria de via tem por objetivo identificar e eliminar alguns defeitos de via causados naturalmente ou por esforços ocasionados pelo tráfego do material rodante (MR). Dentre os esforços, se destacam os seguintes:

Vertical:

Estes esforços são realizados sobre o plano normal de posicionamento dos trilhos, como se fosse “de cima pra baixo”.

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Carga Estática: proporcionada pelo peso dos veículos ferroviários parados sobre a via;

  • Centrífuga Vertical: Aumento ou redução na carga do veículo que causa uma alternância de intensidade do choque entre roda e trilho;
  • Galope: esforço alternado entre eixos causado por uma irregularidade na VP.
  • Trepidação: Causado por problemas na VP e nas molas dos truques do MR.
  • Defeitos no MR: Qualquer defeito que venha a causar um maior impacto entre roda e trilho.

Longitudinal:

São esforços direcionais aos trilhos, ou em paralelo aos mesmos. Exemplos a seguir:

  • Térmico: Dilatação e retração dos trilhos e aparelhos de fixação causados por aumento de temperatura oriundo da passagem do material rodante ou solar.
  • Galope (salto) das Rodas no topo do trilho.
  • O esforço trator dos veículos.
  • Contato natural dos frisos com o boleto durante o processo de passagem do MR.

Transversal:

  • Esforço no trilho externo durante curvas;
  • Vento;
  • Choque das rodas com os trilhos ocasionando abertura de bitola (LACET);

Manutenção da Geometria Ideal:

  • Para realizar a manutenção da geometria da VP, primeiramente, deve-se analisar os parâmetros acima ressaltados, e realizando a inspeção manual ou através dos carros de controle, que você verá mais a frente no material.

A Manutenção da geometria de via considera os seguintes parâmetros:

  • Alinhamento;
  • Nivelamento;
  • Empeno (torção da linha);
  • Dimensão da Bitola.

Superelevação:

É o aumento da altura do trilho externo durante curvas, facilitando a curva e reduzindo os desgastes das rodas e dos trilhos externos.

Superelevação (DNER 1999)

Superlargura:

É a leve abertura da bitola (em até 2 cm) em curvas mais rígidas, proporcionando um maior tombamento dos veículos e consequentemente uma curva mais suave e com menos desgaste.

OBS: Tangente é sinônimo de reta.

Superelargura (http://www.topografiageral.com/Curso/capitulo%2013.php):

Fim da Linha!
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Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

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