O CBTC (por sua sigla do inglês Communications-Based Train Control) é um sistema de integrado de licenciamento e monitoramento de trens na ferrovia, tem como fundamento principal a não criação de blocos fixos (secções de bloqueio) de movimentação na via e o fortalecimento do conceito de falha segura.

Para saber mais sobre blocos e sinalização leia antes este material: Sinalização e Blocos.

Afinal de contas, se o CBTC não trabalha com blocos fixos ele trabalha de qual forma?

O CBTC utiliza o sistema de blocos móveis com comunicação via satélite, que permite uma maior aproximação entre trens, que por consequência adiciona um maior número de trens em um mesmo trecho.

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Vamos comparar Blocos Móveis e Blocos Fixos?

Veja que no Bloco Fixo, só se pode adicionar um trem por trecho, pois ele inicia a ocupação da via e desocupa quando finaliza o trecho.

Imagem: Brasil Ferroviário (www.brasilferroviario.com.br)

Já no Bloco Móvel, como o monitoramento é via satélite, não se cria blocos fixos, mas sim blocos móveis, mantendo desta forma a distância entre os trens.

Imagem: Brasil Ferroviário (www.brasilferroviario.com.br)

Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

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Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

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