Equipagem:

São profissionais dedicados a movimentação das locomotivas, operadores ferroviários embarcados, é composto por maquinistas e auxiliares de maquinistas, outras nomenclaturas podem ser tomadas dependendo da ferrovia, como por exemplo, os oficiais.

Maquinista (Imagem: MDIG)

Acessado em: 04/12/2018 (https://www.mdig.com.br/index.php?itemid=42829)

Manobrador:

Este funcionário tem função essencial na movimentação de locomotivas e vagões dentro e fora de pátios, assim como o nome indica, auxilia os operadores nas manobras dos trens. Ele é responsável principalmente pela verificação visual de avanços, recuos e alteração de AMV’s.

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Manobrador (Imagem: Supertec)

Acessado em: 04/12/2018 (http://www.supertec.gov.br/mdic/CursoPortal/Detalhe/12880)

Controlador de Tráfego:

O controlador de tráfego ferroviário deve seguir um perfil rígido para que o CCO execute de forma harmônica uma operação eficaz e segura. Os controladores de tráfego contam com painéis digitais (monitores) que representam virtualmente uma ferrovia e mostram, em tempo real, o fluxo dos trens ao decorrer da via. Ao longo da linha, existem dispositivos que são acionados com a passagem do trem (shunt) e esta informação é direcionada para o CCO.

Como função essencial, o controlador de tráfego, realiza o licenciamento de avanços e recuos de trens, estes “comandos” são apresentados diretamente aos operadores ferroviários embarcados e aos demais profissionais da via (Mantenedores e etc).

Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

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