Plataforma:

A plataforma se define como a superfície desejável (plana) para a implantação da superestrutura, seguindo os padrões e parâmetros técnicos para a perfeita sustentação de todo o aparelho ferroviário, juntamente com os periódicos esforços causados pelo transito do material rodante.

Processo de Criação da Plataforma (https://www.satel.com.br/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-terraplenagem/)

Talude:

Talude é um plano de terreno inclinado em rampa com função principal de garantir a estabilidade do corte ou do aterro. Pode ser obtido através do trabalho de terraplenagem, denominando-se desta forma talude artificial, ou obtido através de processos naturais de formação do solo, se denominando desta forma como talude natural.

A sua geometria depende do tipo de solo e a finalidade do processo de terraplenagem, sendo em grande parte aplicado na proporção 1/1, ou seja, uma inclinação de 45°, não sendo aconselhada uma inclinação superior, pois não se garante a sua estabilidade.

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Corte:

É o processo de rebaixamento do solo com criação de taludes com a retirada do material que está fora do perfil desejado para a instalação da estrada de ferro, se efetua quando a superfície desejada está menor do que a superfície normal do projeto da área que será implantada uma ferrovia.

Também pode ser aplicado quando se deseja obter um talude para a construção de rampas.

Aterro:

É o processo de colocação de material escavado (solo) sobre os rebaixos da via, com objetivo de suspender o solo até o atingimento da altura ideal da plataforma, se aplica quando a superfície desejada está maior do que a superfície natural a qual será implantada uma ferrovia.

Corte e Aterro (https://www.google.com/imgres?imgurl=x-raw-image%3A%2F%2F%2Fbc1886b748a021bfdfbc52d54128b466f98ce9ece4043418025857ebd8a388e3&imgrefurl=https%3A%2F%2Fedisciplinas.usp.br%2Fmod%2Fresource%2Fview.php%3Fid%3D140887&docid=73Pg_dN_5xw67M&tbnid=vyGgSLeGGLyxUM%3A&vet=10ahUKEwjX1I6SnKbjAhWLKLkGHdckD5oQMwhPKAQwBA..i&w=422&h=174&bih=625&biw=1366&q=Corte%20e%20aterro&ved=0ahUKEwjX1I6SnKbjAhWLKLkGHdckD5oQMwhPKAQwBA&iact=mrc&uact=8)

Fim da Linha!
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Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

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